Gênesis 2.2-3 e Êxodo 20:8-11, é uma das armas principais no arsenal dos
adventistas. Mas eles já partem de pressupostos errados, por começarem pelo
Velho Testamento ao invés do NT.
Por exemplo, os Puritanos ensinaram que a observância de um dia em sete
era uma ordenação da criação e deve ser, segundo eles, uma obrigação perpétua.
Porém, Calvino foi um pouco mais sensato na questão. Embora ele reconheça a
grande antigüidade do sábado, ele não afirmou que era um mandamento desde a
criação. Como veremos, há razões fortíssimas para a apoiar a posição de
Calvino. A instituição da família e o mandato cultural para governar a terra
são largamente reconhecidos como um mandamento desde a criação para toda a humanidade.
Ellen G. White afirmou que Adão possuía conhecimento do decálogo nos
seguintes termos:
“Adão e Eva, ao serem criados, tinham conhecimento da lei de Deus… Adão
ensinou a seus descendentes a lei de Deus, e esta foi transmitida de pai a
filho através de gerações sucessivas.” (Patriarcas e Profetas, 3a. edição, p.
32)
“Santificado pelo descanso e bênção do Criador, o sábado foi guardado por
Adão em sua inocência no santo Éden; por Adão, depois de caído mas arrependido,
quando expulso de sua feliz morada. Foi guardado por todos os patriarcas, desde
Abel até o justo Noé, até Abraão, Jacó.” (O Grande Conflito pág. 453 – EGW)
Este é o ensino que todos os conversos recebem assim que se filiam à
Igreja Adventista do Sétimo Dia. Mas seria verdadeiro tal ensinamento?
Não obstante, tudo aponta para o fato de que os dez mandamentos nunca
existiram como um código formal de lei até a época de Moisés. Um fato
importante é que a palavra “sábado” nunca aparece no livro de Gênesis. O
primeiro caso da guarda do sábado se encontra em Êxodo 16 no monte Sinai. Ali
Jehovah deu a Moises as ” Dez Palavras”, pela primeira vez na história. Se as
Dez Palavras não existiram de modo formal antes de Moises, o 4ª preceito como
mandamento também não existia. Ao contrário da afirmação adventista supra
citada, a verdade é que Adão nunca guardou o sábado do sétimo dia, nem Noé,
Abraão, Isaque, Jacó, José ou qualquer um enquanto estavam no Egito. Pais da
igreja como Justino em “Diálogo com o Judeu Trifon” (150), Tertuliano em
Resposta aos Judeus (200), confirmam esse fato.
Mesmo que o sábado fosse dado a Adão no Éden isso não significa que a
igreja precisa guardar tal instituição.Deus deu muitas leis a Adão, como por
exemplo, leis de sacrifício, mas nem por isso os adventistas são obrigados a
guardá-las.
Eis algumas razões porque não aceitamos a interpretação adventistas:
1. A palavra ” Sábado” não é encontrada no livro de Gênesis!
2. A lei era algo novo, leia Deuteronômio 5.6. O próprio teor dos
mandamentos nas tábuas mostram isso de fato.
3. Os antepassados do povo hebreu não tiveram nenhuma ordem para guardar
o sábado. A Aliança não foi feita com eles obviamente, leia Deuteronômio 5.2-3.
4. Ninguém antes do Êxodo (Êxodo 16), soube sobre qualquer lei de guardar
um sábado, leia Ezequiel 20:10-12 .
5. Alguns adventistas contestam dizendo que a palavra ” Sábados” em
Ezequiel 20:10-12 é plural e não pode estar falando sobre o sábado semanal, ao
invés estaria se referindo aos sábados chamados por eles de cerimoniais.
Errado: o sábado semanal também se encontra no plural em Êxodo 31:13,17. Ele
aparece no singular ou plural: Levítico 19:3; 23:38; Isaías 56:2,4; Mateus
12:5; 12:10; Atos 17:2.
6. Veja que Deus não disse que os “lembrou” dos sábados como se fosse uma
restauração, mas disse que havia feito “conhecer” o sábado no Sinai Neemias
9:13-14.
7. Em Gálatas 3:17 Paulo afirma que a lei veio somente 430 anos depois de
Abraão.
8. A primeira ocorrência da palavra “Sábado” se encontra em Êxodo
16:22-23. O texto nos versos 23-30 indica que esta era uma experiência nova
para o povo de Israel. Eles não foram obrigados antes disso a guardá-lo.
9. As Dez Palavras foram dadas primeiramente quando a face de Moises
brilhou, leia Êxodo 34:27-28; 2 Coríntios 3.
10. Se eles guardaram o sábado antes de Êxodo 16, então eles também
provavelmente tiveram o maná como algo dado bem antes também. Mas os adventistas
admitem sem nenhum problema que o maná era algo novo para o povo de Israel. Mas
é justamente isso que o texto mostra, os judeus nunca conheceram o sábado e o
maná antes do êxodo.
Alguém poderia objetar dizendo que isto pode ser provado mediante deduções
lógicas, mas afirmações dogmáticas como essas requerem apoio bíblico e
histórico que as acompanhe ao invés de meras conclusões precipitadas por falta
de prova. Quando a pessoa está ansiosa a fim de provar seu ponto de vista, é
fácil ela querer ver coisas no texto que não estão lá.
Demais disso, se for válida essa linha de pensamento, também deve ser
válida em relação ao domingo no NT.
Não há nenhum registro que indique que qualquer um antes de Êxodo 16
guardou o Sábado. Apesar disso os Patriarcas foram instruídos em muitas outras
coisas.
1. Ofertas: Gen 4:3-4
2. Altares: Gen 8:20
3. Sacerdotes: Gen 14:18
4. Dízimos: Gen 14:20
5. Circuncisão: Gen 17:10
6. Matrimônio: Gen 2:24 e Gen 34:9
7. Por que Deus omitiria o “Sábado” sendo que era um mandamento tão
importante?
O Sábado não foi santificado se não depois que Deus descansou Gen 2:2; Ex
20:11
1. Primeiro Deus descansou, só então, depois que ele descansou, foi que
santificou o dia. Isto prova que o Sábado não era parte da lei eterna de Deus
no céu antes da criação!
2. A Bíblia nunca diz quando ele santificou isto, somente diz que foi
depois que Deus descansou.
3. Gênesis 2:2 nos conta a razão, não o tempo em que Deus santificou o
Sábado.
4. Gênesis foi escrito durante o tempo de Moises, não antes disto. Nem
Adão ou Abraão conheceram o livro de Gênesis! O sábado foi dado ao povo pela
primeira vez no deserto, não antes !
5. Cristo era o cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo, (1 Pe
1:20; 2 Tim 1:9), mas isto não foi revelado se não muito tempo depois que o
homem comesse da árvore da vida. Por milhares de anos Deus nunca revelou
detalhes específicos até que Cristo encarnou e morreu na cruz. Deus reservou
muito tempo para dar seu Filho como sacrifício mesmo tendo dito que ele havia
sido morto antes da fundação do mundo. Assim também é em relação ao mandamento
do sábado.
6. Suponhamos que Deus realmente descansou no sétimo dia no Éden, mesmo
assim Deus nunca revelou qualquer mandamento de guardá-lo no Éden, porque não
há absolutamente nenhuma evidência que qualquer um guardou-o antes de Êxodo 16.
O simples fato de Deus santificar algo ou descansar não implica em mandamento.
O Sábado não era adequado para a vida de Adão enquanto estava no Jardim
do Éden:
1. O mandamento de descanso após 6 dias de trabalho não fazia nenhum
sentido no Éden já que o trabalho e a fadiga só existiu depois que Adão pecou
Gênesis 3:19.
2. Também a menção de “estrangeiros”, “servos e servas” dentro das
“portas” de Adão não faz nenhum sentido levando-se em conta a vida que Adão e
Eva vivia naquele jardim. Eles não possuíam nada disso.
3. As únicas ordens que Deus deu o Adão foi lavrar a terra Gênesis 2:5,
dar nome aos animais e não comer do fruto proibido (v.17).
O Sábado do 7º dia da criação não foi dado como mandamento
Os adventistas fazem alarde pelo fato de que Moisés identificou o sábado
com o seis dias criativos de Gênesis, mas isso não prova coisa nenhuma. Esse
recurso empregado por Moisés é uma prolepse. O que vem a ser isso? Essa palavra
vem do grego proleptikós, significando algo que é “antecipado”
“Diz-se dum fato que se fixa segundo uma era ou método cronológico ainda
não conhecido quando ele ocorreu.” (Dicionário Aurélio).
Como se viu, isto é um anacronismo. Há vários anacronismos nos escritos
de Moises. Sabemos que o livro de Gênesis foi escrito por Moises. A pessoa pode
especular se ele escreveu este livro antes ou depois de Êxodo, ou se ele usou
ou não usou documentos de fontes preexistentes. Mas isto não muda o fato que
Moises escreveu o tempo de Gênesis da perspectiva de um israelita que havia
acabado de ser libertado do Egito. A seguir alguns exemplos:
1. Em Gênesis 3:20 está escrito “E chamou Adão o nome de sua mulher, Eva;
porquanto ela era a mãe de todos os viventes”, mas isto foi dito bem antes do
nascimento de Caim e Abel.
2. Outro exemplo é Gênesis 4:20-21 onde Moisés diz “Ada deu à luz a
Jabal, que foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.O nome do seu
irmão era Jubal, que foi pai de todos os que tocam harpa e flauta.”, mas não
àquele tempo da narração.
3. “…e Judas Iscariotes que também O “traiu”, mas essa traição só ocorreu
depois de 3 anos. Todavia, o evangelista fala como se fosse naquela época.
4. Confira exemplos como 1 Samuel 4:1 com 1 Samuel 7:12
5. Em Gênesis 10:4-5 não havia nenhum Gentio na época de Noé. Mas Moisés
antecipadamente já chamava de gentios aqueles povos.
6. Gênesis 2:24 fala sobre o pai e a mãe do primeiro casal, mas não havia
nenhum e nem outro naquele momento.
7. Em Gênesis 2:10-14 há menção da terra de Cush. Cush era um nome comum
para a terra do Egito pelos dias de Moises. Moises diz que sua própria esposa
era da terra de Cush (Números 12:1).
8. Quando Moises escreveu o livro de Êxodo para os hebreus, ele mencionou
a razão por que eles guardaram o sábado tomando como exemplo a criação (Êxodo
20:8-11), embora este fato só foi finalmente revelado quando se deu os eventos
registrados em Êxodo 16.
Outra, a palavra “lembra-te”, não se reporta ao passado como preferem
alguns adventistas, mas ao futuro, doravante eles teriam de lembrar-se do
Senhor seu Deus e dos seus mandamentos. É inadmissível pensar que esta palavra
se refere ao passado sendo que a lei só veio 430 anos depois de Abraão e nenhum
patriarca guardou o sábado. Deus disse para Israel: “E Moisés disse ao povo:
Lembrai-vos deste dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com
mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não se comerá pão levedado” Êxodo
13.3. Certamente que eles nunca haviam observado aquele dia antes, como
poderiam se lembrar disso? Mesmo que a expressão “lembra-te” reportasse ao
passado, não quer dizer que eles estavam fazendo menção desde Gênesis, por que
o sábado havia sido determinado algumas semanas antes do decálogo estar em
vigor no Monte Sinai. Sendo assim, isto pode perfeitamente recorrer a algum
tempo atrás, mas dentro do contexto de Êxodo 16, não antes, quando o sábado foi
dado juntamente com o maná pela primeira vez no deserto.
Diz certo comentarista: “A palavra Lembra-te deve ser entendida não como
“recorda aquilo que já sabes”, mas “conserva em lembrança perpétua”. O repetido
desprezo do sábado por parte de gerações posteriores ilustra e confirma a
necessidade desse mandamento ser ‘relembrado’.” (Novo Comentário da Bíblia)
9. Por ai percebe-se que o registro de Gênesis onde mostra Deus
santificando o sétimo dia, aconteceu somente em Êxodo, no monte Sinai. Mas como
Moises escreveu seus livros depois do episódio do monte Sinai, depois que o
sábado já havia sido dado como mandamento no deserto, ele quis dar uma razão,
um exemplo, então passa a ilustrar com o descanso criativo de Deus.
10. Como já mostramos isto é muito comum e é visto até hoje em dia. Por
exemplo, nós costumamos dizer que o Papa João Paulo II nasceu em 1920, mas com
isso não queremos dizer que naquela época ele já era Papa. Isso nada mais é que
uma prolepse. Assim também quando o sétimo dia é mencionado em Gênesis, é uma
antecipação, mas o mandamento de guardá-lo só veio aparecer na época de Moisés,
milhares de anos após.

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