Atualmente, a pessoa que lesse o livro “Radiografia do jeovismo”, do
adventista Arnaldo Cristianini, criticando as doutrinas da Sociedade Torre de
Vigia, e depois folheasse as edições da revista “A Sentinela” de 15/5/93 e
15/7/97, refutando as doutrinas adventistas, jamais sequer imaginaria a
estreita ligação doutrinária que existe entre esses dois grupos. Entretanto,
isso não se constitui surpresa porque se sabe que os adventistas do sétimo dia
foram, em certo sentido, os pais espirituais das testemunhas de Jeová, já que
estes saíram do movimento do advento o qual Russel se embebedou
doutrinariamente.
Para muitas testemunhas de Jeová isso não passa de uma calúnia infundada,
e alguns adventistas ficam muito chateados com isso. Mas as evidências são por
demais contundentes para ignorarmos. E lembre-se, amado leitor, qualquer
semelhança não é mera coincidência nessa história!
Histórias de uma amizade
Charles T. Russel era grande admirador dos líderes adventistas e teve seu
primeiro contato com este movimento em 1869, quando Jonas Wendell, pregador do
Advento Cristão, realizava uma reunião em Allegheny, na Pensylvania. Mas não se
tornou um “segundo adventista”, mesmo freqüentando por algum tempo essa igreja.
Ele não negava sua dívida para com os adventistas, bem como para com outras
denominações, e mencionou duas pessoas em especial: George Stetson e George
Storrs, que lhe deram assistência espiritual.
Falando sobre o período de 1869 a 1872, ele disse:
“O estudo da Palavra de Deus com estes amados irmãos levou-me, passo a
passo, até esperanças mais verdejantes e brilhantes para o mundo, embora não
tenha sido senão em 1872 que eu obtive uma imagem clara do trabalho do nosso
Senhor como o nosso preço de resgate, que descobri que a força e a fundação de
toda a esperança de restituição reside nessa doutrina”.
Quem, pois, eram Stetson e Storrs, e de que forma contribuíram para o
pensamento de Russell? A resposta à primeira parte dessa pergunta é que ambos
tinham longos antecedentes no “segundo adventismo”. De fato, Stetson era
ministro do Advento Cristão, enquanto Storrs tinha sido um dos principais
fundadores da Life and Advent Union (União da Vida e do Advento). Esses dois
movimentos estavam ligados a Guilherme Miller e possuíam pontos doutrinários
polêmicos, como, por exemplo, o sono da alma, a negação da Santíssima Trindade,
a negação do inferno, entre outros. Depois, Russel foi editor-assistente de um
de seus dissidentes, N. H. Barbour, na revista “Arauto da Aurora”, em 1878.
Mais tarde, Russel separou-se desses adventistas por discordarem em alguns
pontos doutrinários, como, por exemplo, “a maneira como se daria a volta de
Cristo”. Mas Russel conservou em sua teologia as idéias heréticas desses
homens. Foram justamente essa teologia que os “estudantes da Bíblia”,
conhecidos atualmente como testemunhas de Jeová, receberam como herança.[1] A
seguir, a incrível semelhança entre esses dois grupos.
Dois lados da mesma moeda
Adventistas: Acreditam ser a única Igreja verdadeira chamada de “Igreja
Remanescente” (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 30).
Testemunhas de Jeová: Acreditam ser a única religião verdadeira na terra
(Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.190).
Adventistas: Possuem os escritos de Ellen G. White como autoridade
doutrinária. Para eles, esses escritos são divinamente inspirados (Revista
adventista, fev/84, p.37).
Testemunhas de Jeová: Possuem os escritos da liderança chamada de “Corpo
Governante”. Para eles, esses escritos são inspirados (A Sentinela,
01/06/1968).
Adventistas: Consideram as demais igrejas como parte da “Grande Babilônia
do Apocalipse” (O Grande Conflito. CASA. 1988, p.383).
Testemunhas de Jeová: Consideram as demais igrejas como parte da
“Babilônia, a grande” (A Sentinela – Perguntas dos Leitores. 15/8/75, p.
511-2).
Adventistas: Marcaram a volta de Cristo para 1843 e, depois, para 1844
(Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB, p.9).
Testemunhas de Jeová: Marcaram várias vezes a volta de Cristo:
1814,1818,1825 e 1975 e deram explicações estravagantes ás suas derrocadas
escatológicas (Estudos das Escrituras. STV, vol 3, p. 228).
Adventistas: Deram explicações extravagantes para suas profecias que não
se cumpriram (Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB – Primeiros Escritos
págs.250/251).
Testemunhas de Jeová: Deram explicações extravagantes para suas profecias
que não se cumpriram (Despertai. STV. 22/03/1993, p.4).
Adventistas: Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1844 e está
hoje julgando os crentes no céu por meio do estranho ensino do Juízo
Investigativo (O grande conflito. CPB. 24ª Ed., 1980, p.483).
Testemunhas de Jeová: Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1914,
culminando na doutrina da Parousia (Estudos das Escrituras. STV, vol. 3, p.
228).
Adventistas: A verdade e a salvação só se encontram no movimento
adventista: “No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha
tapando o muro e restaurando os lugares assolados…” (Testemunhos seletos. CPB,
vol. 2, p. 356).
Testemunhas de Jeová: Dizem que pessoa precisa pertencer à organização de
Jeová para receber a bênção da vida eterna (Poderá viver para sempre no paraíso
na terra. STV. p.225).
Adventistas: Preservam alguns costumes judaicos como a alimentação
dietética e a guarda do sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB,
p.23).
Testemunhas de Jeová: Preservam alguns costumes judaicos como o respeito
pelo sangue (Raciocínios à base das Escrituras. STV, p.343-348).
Adventistas: Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa
guardar a lei mosaica, em especial os dez mandamentos, principalmente o sábado
(White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Testemunhas de Jeová: Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto
precisa fazer o que a organização mandar (Ministério do reino. STV, 1984).
Adventistas: Possuem uma interpretação particular sobre os 144 mil do
Apocalipse (Reformation Study Course, Lessom 16, International Missionary
Society, DAS, Reform Movement).
Testemunhas de Jeová: Possuem uma interpretação particular sobre os
144.000 mil do Apocalipse (Proclamadores do reino. STV, p.717).
Adventistas: Acreditam no sono da alma e na imortalidade condicional. Ou
seja, a alma do homem não sobrevive após a morte, fica dormindo até o dia da
vinda de Jesus (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 217).
Testemunhas de Jeová: Acreditam no aniquilacionismo. Isto é, a alma não
sobrevive após a morte (Seja Deus verdadeiro. STV, p.72).
Adventistas: Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria
sepultura (White Ellen G. O grande conflito. CPB, p.540,541).
Testemunhas de Jeová: Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria
sepultura (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p. 83/7).
Adventistas: Acreditam na extinção total dos ímpios (White Ellen G. O
grande conflito. CPB).
Testemunhas de Jeová: Acreditam na extinção total dos ímpios (Poderá
viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.76-80).
Adventistas: Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa
(White, Ellen G. Primeiros escritos. CPB, p.164).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma
pessoa (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.191).
Adventistas: Acham que foram levantados por Deus para restaurar a
essência do verdadeiro cristianismo, em especial o dia santificado: o sábado
(White, Ellen G. Mensagens escolhidas. CPB, p.63).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que foram levantados por Deus para
restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o nome de Deus,
que seria Jeová (Conhecimentos que conduzem à vida eterna. STV, p. 25/7).
Adventistas: Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé
(Testemunhos seletos.Vol 2.1956, p.386).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram
da fé (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.190).
Adventistas: Usam jargões como “verdade presente” para justificar suas
novas revelações (A verdade pressente. Ano 1. Jan/2002. 1ªedição).
Testemunhas de Jeová: Usam jargões como “lampejos de luz” para justificar
suas novas revelações (The Watchtower. 02/1881, p.188).
Esses são apenas alguns dos muitos pontos semelhantes entre a Igreja
Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová. Não estaria na hora de
ponderarmos um pouco? Se os adventistas consideram as testemunhas-de-jeová uma
seita por apresentarem distorções doutrinárias e sendo que muitas dessas
distorções que elas apresentam em seu bojo doutrinário possuem ensinamentos
semelhantes aos dos adventistas como os expostos acima, não seria o caso de a
outra parte citada também ser, visto serem tão similares? Pense nisso!
Notas
[1] O grupo formado em 20 de maio de 1863 conhecido como Igreja
Adventista do Sétimo Dia, não obstante, não ter nada a ver juridicamente com o
grupo de Stetson e Storrs, contudo, se assemelha ao deles em vários pontos
doutrinários tais como: sono da alma, trindade, inferno, falsas profecias,
exclusivismo, etc…
Muitos dos pioneiros da igreja Adventista do Sétimo Dia, eram orieundos
de diversas igrejas que se filiaram ao movimento de Miller e sustentavam pontos
de vistas pelêmicos como os mencionados acima.

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