Um estudo sobre o "Descanso de Deus na Criação" (Gn 2:2-3).
Você ficará maravilhado ao descobrir que o sábado semanal [1] que Deus deu aos
filhos de Israel (Ex 20:8) era na verdade uma representação de toda a mensagem
evangélica (Lv 23, Cl 2:16-17). A mensagem bíblica da salvação pela graça, não
por obras (Ef 2:8), "pois todo aquele que entra no descanso de Deus,
também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas." Hebreus
4:10.
Entrando no Descanso de Deus: Um Estudo de Hebreus 3 e 4
Em Hebreus capítulos 3 e 4 somos convidados a entrar no descanso de
Deus inaugurado na Criação [2]. O que exatamente isso significa? Vamos por um
momento explorar esses capítulos.
Hebreus 3:1-6
1 Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os
seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos. 2 Ele foi
fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa
de Deus. 3 Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma
forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.
4 Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é o edificador de
tudo. 5 Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do
que haveria de ser dito no futuro [3], 6 mas Cristo é fiel como Filho sobre a
casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à
confiança e à esperança da qual nos gloriamos.
Hebreus foi escrito para os primeiros Judeus convertidos ao
Cristianismo. Antes de se tornarem cristãos, esses convertidos passaram a vida
inteira praticando costumes Judaicos. É provável que eles tivessem amigos e
familiares que não concordavam com sua decisão de seguir a Cristo. Eles estavam
lutando com os argumentos de que eles deveriam abandonar o Cristianismo e
retornar às suas raízes Judaicas. Hebreus encoraja-os a permanecer no curso.
Um tema comum em todo livro de Hebreus é que "Jesus é
superior." Nos dois primeiros capítulos, o autor de Hebreus explica que
Jesus é superior aos anjos. No capítulo 3 ele continua com essa linha de
raciocínio, mas redireciona o foco para Moisés. Hoje consideramos perfeitamente
natural Jesus ser superior a Moisés, mas naquele tempo esta era uma idéia muito
radical. Moisés era muito reverenciado pelos Judeus. Alegar que "Jesus foi
considerado digno de maior glória do que Moisés" era considerado uma
blasfêmia em sua cultura! Considere estas escrituras:
Atos 6:11-14
1 Então subornaram alguns homens para dizerem: "Ouvimos Estêvão
falar palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus". 2 Com isso agitaram
o povo, os líderes religiosos e os mestres da lei. E, prendendo Estêvão,
levaram-no ao Sinédrio.
3 Ali apresentaram falsas testemunhas que diziam: "Este homem não
pára de falar contra este lugar santo e contra a lei. 4 Pois o ouvimos dizer
que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que
Moisés nos legou".
Atos 21:21
"E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus
que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem
circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei."
É neste ambiente que o autor dirigi a atenção do leitor para a
superioridade de Jesus em relação a Moisés. Os versículos 1 e 2 colocam o foco
do leitor em Jesus. O versos 3 a 6 prosseguem demonstrando a superioridade de
Jesus. Porém a partir do versículo 7, a nossa atenção é atraída para outra
coisa:
Hebreus 3:7-11 [4]
7 "Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem
a sua voz, 8 não endureçam o coração [5], como na rebelião, durante o tempo de
provação no deserto, 9 onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova,
apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.
10 Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: Os seus
corações estão sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos.
11 Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso".
A primeira das três coisas que podemos notar aqui é um período de 40
anos de provação no deserto. A passagem se refere aos 40 anos de peregrinação
que os filhos de Israel fizeram antes de entrar em Canaã (para saber mais sobre
o contexto, veja o versículo 16).
O segundo item de importância é a palavra "Hoje" [6]. Ela
parece quase insignificante na passagem acima, mas esta palavra será repetida
cinco vezes nestes dois capítulos e em breve revelar-se-a ser muito
significativa.
A terceira coisa a se observar é a frase "Jamais entrarão no meu
descanso" [7] a qual também será repetida várias vezes.
Como exatamente a peregrinação no deserto se relaciona com a
superioridade de Jesus? O que acontece "Hoje"? O que significa
"Jamais entrarão no meu descanso"?
Hebreus 3:12-19
12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e
incrédulo, que se afaste do Deus vivo. 13 Pelo contrário, encorajem-se uns aos
outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo
que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,14 pois passamos a
ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à
confiança que tivemos no princípio. 15 Por isso é que se diz: "Se hoje
vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião".
16 Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que
Moisés tirou do Egito? 17 Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos?
Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18 E a quem
jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram
desobedientes? 19 Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade que não
puderam entrar.
O versículo 12 introduz a importância de acreditar / ter fé, ao
encorajar os convertidos a não se encontrarem com um coração descrente. Além de
repetir os misteriosos "Hoje", os versículos 13 e 14 continuam a
encorajar os novos cristãos a reterem firmemente a sua confiança em Jesus.
Versículos 15 a 18 retornam para a imagem da peregrinação no deserto.
Durante suas andanças, os filhos de Israel guardavam o sábado semanal.
A penalidade para quebra do sábado naquela época era a morte! No entanto,
apesar de guardarem o sábado, os filhos de Israel nunca conseguiram entrar no
descanso de Deus.
O descanso de Deus, que está sendo falado aqui, é no contexto de
"Hoje". Alguma outra coisa diferente do sábado semanal está sendo
falado aqui como sendo o "descanso de Deus", mas o quê? O que é esse
descanso de Deus que eles não conseguiram entrar? Mais uma vez a palavra "Hoje"
aparece, mas por quê?
Outro ponto a ser observado é que a importância de acreditar / ter fé
reaparece no versículo 19. Assim como o versículo 12 incentiva os novos
convertidos a ter um coração crente, o versículo 19 diz que os filhos de Israel
não entraram no descanso de Deus por causa da incredulidade. O versículo 18
menciona sua desobediência, mas o versículo 19 diz que foi sua incredulidade
que os impediu de entrar no descanso de Deus. Iremos explorar isso novamente
quando chegarmos a Hebreus 4:8-11.
Hebreus 4:1-2
1 Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de
Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado. 2 Pois as boas novas
foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles
ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a
ouviram.
A promessa do descanso de Deus (que os filhos de Israel não entraram)
ainda está de pé e somos convidados a entrar nele! De acordo com o versículo 2,
o descanso de Deus envolve a mensagem do evangelho. Vemos que a mensagem do
evangelho foi pregada aos filhos de Israel, mas eles não conseguiram entrar no
descanso de Deus. A chave para entrar no descanso de Deus está relacionado com
acreditar na mensagem do evangelho, mas o que exatamente é o descanso de Deus?
Hebreus 4:3-5
3 Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme
Deus disse: "Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu
descanso" — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do
mundo. 4 Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras:
"No sétimo dia Deus descansou de toda obra que realizara". 5 E de
novo, na passagem citada há pouco, diz: "Jamais entrarão no meu
descanso".
Pela primeira vez nos é dado algum contexto para identificar o
"descanso de Deus." Quando Hebreus 3 e 4 se refere ao "descanso
de Deus", está falando sobre o descanso de Deus na criação [8]. O
versículo 3 nos diz que o descanso de Deus na criação nunca teve um fim. O
descanso de Deus continua ainda hoje. Embora os filhos de Israel tivessem
entrado no descanso semanal do sábado, não puderam entrar no descanso de Deus
da criação.
Hebreus 4:6-7
6 Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem
anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da
desobediência. 7 Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia,
chamando-o "hoje", ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi,
de acordo com o que fora dito antes: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não
endureçam o coração".
Os filhos de Israel tinham direito ao descanso do sábado, uma vez por
semana. No resto da semana eles tinham que trabalhar. O descanso de Deus na
criação é "Hoje" (todos os dias)! Deus nos convida a entrar nesse
descanso. Como exatamente se entra no descanso de Deus? O que sabemos até agora
sobre o descanso de Deus na criação é que:
1. Apesar de guardarem o sábado semanal, os filhos de Israel não
entraram neste descanso.
2. Este descanso envolve a fé e a mensagem do evangelho.
3. Este descanso começou no sétimo dia da criação e não terminou (Gn
2:2 não registra "tarde e manhã", como nos últimos 6 dias de Gênesis
1).[9]
4. Este descanso é "Hoje" (todos os dias), não apenas uma vez
por semana.
Hebreus 4:8-11
8 Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso [10], Deus não teria
falado posteriormente a respeito de outro dia. 9 Assim, ainda resta um descanso
sabático [11] para o povo de Deus; 10 pois todo aquele que entra no descanso de
Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.[12] 11
Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a
cair, seguindo aquele exemplo de desobediência. [13]
Finalmente, podemos encaixar todas as peças. Aqui em Hebreus temos
imaginado o sábado semanal (descanso do trabalho), entretanto contextualmente a
Escritura está falando sobre o descanso de Deus na criação, que é
"Hoje". Nós sabemos que aqueles que já guardavam o sábado semanal (os
filhos de Israel) não entraram neste descanso. Após 40 anos de peregrinação
eles entrarem na terra prometida, mas Josué ainda não pode dar-lhes descanso.
Como indicado anteriormente, precisamos olhar para a mensagem do evangelho para
entender o porquê:
1. Todos nós somos pecadores (Rm 3:10). E é a lei que aponta isso para
nós [14] (Rm 3:20). Se pudéssemos guardar a lei nos seriamos salvos, mas nenhum
de nós pode guarda-la perfeitamente [15]. Por nossa natureza, somos objetos da
ira (Ef 2:3). Não existe absolutamente nada que possamos fazer em nossa
caminhada para "ganhar" ou "merecer" o céu!
2. A lei, a qual não podemos guardar, nos aponta para a solução do
problema do pecado (Gl 3:19-25).
3. Jesus veio e viveu uma vida perfeita em nosso favor. Ele cumpriu
todos os requisitos da lei e os profetas (Mt 5:17, Lc 24:27, Lc 24:44-45, Rm
3:21-28). Ele é o nosso perfeito substituto (2 Coríntios 5:21). [16]
4. Se reconhecermos nossa completa incapacidade para nos salvar,
arrependendo-se de nossa natureza pecaminosa, e crermos em Jesus para nos
salvar (em vez de trabalhar por nossa justiça própria, então nós somos Seu! (Rm
4:4-5, Jo 5:24, Jo 3:16-18, Rm 8:1-2).
O que isto nos revela é realmente muito impressionante! O sábado
semanal que Deus deu aos filhos de Israel era na verdade uma representação de
toda a mensagem evangélica. Nossa natureza humana pecaminosa nos faz querer
"trabalhar" durante nossa caminhada rumo ao céu para
"ganhar" ou "merecer" a salvação! Basta sermos bons o suficiente
para ganharmos graça diante de Deus, certo? Não, não é assim! Deus deu 613
mandamentos [17] através de Moisés para provar que toda a humanidade é
pecadora, culpada e incapaz de atingir os padrões exigidos por Deus (Rm 3:19).
Se apenas uma pessoa pudesse guardar todas elas, então essa pessoa seria digna,
mas nenhum de nós é de algum modo justo. Nossas tentativas de obediência apenas
mostram o quão desobediente realmente somos.
Se tentarmos "trabalhar" por nosso caminho para o céu, nos
encontraremos "seguindo aquele exemplo de desobediência." Se os
filhos de Israel tivessem combinado a lei que Deus lhes deu com fé (acreditar),
então eles teriam percebido a sua completa incapacidade para guarda-la e eles
teriam clamado por um salvador! Ao invés de reconhecer o problema, eles escolheram
trabalhar ainda mais para ganhar sua própria salvação![18]
A salvação é um dom gratuito (Ef 2:8-9). Contudo, ainda hoje, muitas
pessoas não abandonaram a crença de que através de seu próprio
"trabalho" iram ganhar graça diante de Deus. Isso nada mais é do que
rejeitar o dom gratuito da salvação em Cristo Jesus. Nossas obras não podem
obter ou manter nossa salvação ... Jesus é o único caminho!
O sábado semanal é um interessante paradoxo que apontava para o
evangelho. Com mandamentos e restrições impostas na guarda do sábado, os
Israelitas tiveram que "trabalhar" na não quebra das leis e
regulamentações que regiam esse dia. Por isso, ao mesmo tempo que era um dia de
descanso, o sábado era também um descanso que tinha de ser "trabalhado"
para ser mantido. Se "trabalhar" nele era necessário, seria isso
realmente descansar?
Deus deu o sábado semanal para os israelitas como um lembrete do
descanso da criação, além de também apontar a solução para o problema do pecado
(o evangelho). Nós precisamos simplesmente parar de tentar ganhar a salvação e
deixar que Deus faça o salvamento! [19] Por isso, Hebreus 4:10 diz que
"todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas
obras, como Deus descansou das suas."
Assim, qualquer um que "Hoje" entra no descanso de Deus
também descansa de seu próprio trabalho hipócrita. Hoje nós descansamos
totalmente na certeza de que Jesus cuidou de tudo para nós. Nós não
"trabalhamos" por nossa salvação! O sábado semanal foi uma
"sombra", que apontava para Cristo (Col 2:16-17).
Jesus disse "Venham a mim, todos os que estão cansados e
sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e
aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão
descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é
leve". (Mateus 11:28-30) [20]
Louvado seja Deus porque "Hoje" podermos descansar na plena
certeza de nossa salvação através de Jesus Cristo! [21]
Michael Miller, Dezembro 2010

Nenhum comentário:
Postar um comentário