01) - Deus se equivocou em ter colocado o sábado num degrau tão elevado
entre os mandamentos e depois teve que mudar devido seu equivoco? Êxodo
20:8-11.
Resposta: Bem, o amigo deve saber que a Lei é composta de 613
mandamentos, formando a Torá. Então, eu queria saber a onde o amigo leu que a
guarda do sábado é superior aos outros mandamentos? Na Bíblia não consta nada a
respeito. Quem sabe, os Adventistas tenham outra Bíblia. Seria uma TNM?
2) - Prof. João Flavio, sua palavra é mais válida do que a de Deus que
disse: "Eu o Senhor não mudo"? Mal. 3:6
Resposta: Não, a minha palavra e a minha justiça não passam de “trapo”
perto da Justiça de Deus (Is. 64:6). Mas eu sempre preguei que o meu Deus não
muda (Tg. 1:17) e por isso eu aceito a sua graça dada por intermédio de Jesus
Cristo. Ou seja, pra mim Salvação somente pela Graça (Ef. 2:8-10). Já os
adventistas não podem dizer isso, pois não estão firmados na Palavra de Deus,
mas em sua profetisa, Veja:
“Negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen
White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas”.( Revista
Adventista, fevereiro de 1984; Ed. Casa Publicadora; Tatuí – SP - pág. 37).
“Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A
verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. Os destinos das
almas dependem da maneira em que são elas recebidas” (EG White, Primeiros
Escritos, Editora Casa Publicadora, Tatuí – SP; 1995 – pág. 258, 259).
“Sola Scriptura” foi à bandeira dos reformadores e tem sido o lema de
todos os cristãos verdadeiros. As afirmativas acima, sobre a pessoa da Sra.
White, comprometem totalmente a eclesiologia do movimento adventista. Mesmo que
a Sra. White não tivesse escrito nada contraditório ou antibíblico, não poderia
ser colocado os seus escritos em pé de igualdade com a Bíblia sagrada. O
apóstolo Pedro diz que as Escrituras foram inspiradas e vieram da parte de
Deus. Os apóstolos deixaram as orientações básicas, que formam o fundamento
apostólico, ou seja, a Bíblia Sagrada, para que a Igreja se direciona somente
por essa bússola. “... Porque ninguém
pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus
Cristo”. (I Co. 3:10-11). “... por amor
de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito...” (I Co.
4:6).
3) - Deus Voltou atrás quando disse: "Não quebrarei o meu concerto,
não alterarei o que saiu dos meus lábios". Salmos 89:34
Resposta: Aqui, quero que o leitor perceba a dissimulação adventista.
Todos os Adventistas e todos os cristãos de forma geral são unânimes em
corroborar que o Velho Pacto foi cancelado, abolido e substituído pela Graça
cristológica (II Co. 3:14, cf. Jr. 31:31). Não só o Salmo 89, mas todas as
escrituras do VT afirmam que esse pacto com os seus rituais não seriam
quebrados ou cancelados. Entretanto, isso era algo bilateral, ou seja, deveria
ser mantido por ambas as partes. O povo judeu quebrou o pacto, cancelou a
aliança e uma nova foi feita – “Essa é a nova aliança do meu sangue” (Lc.
22:20). Esse conceito, explicado aqui, os Adventistas aceitam perfeitamente,
mas por causa do sábado e dos 10 mandamentos eles fazem uma tremenda
confusão.
4) - Será que não existe salmos
111:7,8 ou Deus mentiu novamente quando foi dito: "Que os seus mandamento
permanecem para sempre" Salmos
111:7,8.
Resposta: A resposta a sua pergunta passa por uma outra pergunta: Que
mandamentos aqui o salmista se refere? A Bíblia não diz que toda vez que
aparece a Palavra Mandamentos está se reportando aos 10 mandamentos. Mais um
vez isso é jogar sujo e ser desonesto com os leitores.
5) - Se equivocou quando disse que o sábado é um sinal perpetuo para
todas as gerações de Israel e para todos os que não são Israelitas? Êxodo
31:15,16; Isaias 56:6.
Resposta: Se o texto ensina que não devemos profanar o Sábado e que isso
inclui os gentios, também prova a mesma passagem que os gentios devem oferecer
holocaustos e sacrifícios (vrs.7) sobre o altar de Deus, no templo, sobre o
monte Sião, em Jerusalém. Tudo isso, que parece absurdo, está incluído com o
Sábado aqui citado. Naturalmente que o
texto se aplica aos gentios prosélitos que abraçaram o judaísmo e foram
circuncidados (Êx.12:48). O que podemos ver, em mais um texto, é a “maldade
Adventista” em ação.
6) - Será que Tiago não foi inspirado ao dizer que em Deus não há mudança
e nem sequer sombra de variação? Tiago 1:17.
Resposta: O argumento usado, se verdadeiro, significaria que toda lei
levítica – circuncisão, páscoa, incenso, sacerdócio, etc. – também deveriam ser
perpétua e não ter mudado (Hb. 7:12). Por exemplo, em Ex.12:14 está declarado
que a páscoa terá de ser observada “por suas gerações” e “para sempre”,
exatamente como é dito sobre o Sábado. A oferta de incenso também é dita como
perpétua (Ex.29:42). Lavagem de mãos e pés seria perpétuo (Ex.30:21). Os
sabatistas concordam que a observância destas coisas cessou. Porém, para serem
consistentes, se guardam o Sábado, também têm que guardar as outras ordenanças.
Entretanto, isso tudo não é mais perpétuo, pois esse pacto só continuaria e
valeria se cumprido por Israel. Ao ser quebrada a Lei o pacto cessou e o pacto
da graça começou.
7) - Reponda-me também, Já que a lei é um reflexo da soberania e caráter
do legislador, Jesus continua sendo o mesmo hoje como era ontem e como será
eternamente, já que você diz que Ele mudou a estrutura da lei? Hebreus 13:8.
Resposta: A Bíblia que afirma isso - leia: “Porque, mudando-se o
sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da Lei” (Hb.7:12). Nesse
capítulo sete de Hebreus trata-se da mudança de sacerdócio, ou seja, do arônico
(com os 613 mandamentos, incluindo os 10 mandamentos – cf. Ne. 8) para o de
Melquisedeque: “segundo a ordem de Melquisedeque”. Sendo assim, toda a Lei,
inclusive o decálogo foi mudado. Vejamos em II Cor. 3:14: “Mas os seus sentidos
foram endurecidos. Porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do
Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido (Abolir significa: “Revogar,
anular, extinguir, suprimir”).
8º - Onde está escrito que a lei e o sábado moral foi abolido uma vez que
Jeremias e Paulo não dizem outra coisa a não ser que a lei em verdade foi
tirada das pedras e colocada no coração? Jeremias 31:31-33 - Hebreus 8:10
Resposta: Então surge a pergunta em lide: Se a Lei foi tirada, ficamos
sem Lei? Podemos fazer o que quisermos? A resposta é: Negativo, não ficamos sem
Lei, mas recebemos junto com o novo pacto uma lei mais tremenda e superior
(Hb.8:6) do que algum Adventista jamais sonhou e que foi escrita com o Sangue
de Jesus em nossos corações. Leiamos em Romanos capítulo 8:2 “Porque a Lei do espírito de vida, em Cristo
Jesus , me livrou da Lei do pecado e da morte”. Aleluia! A nossa nova Lei é a do Espírito de Vida,
pois que anda no Espírito não entra em condenação (Rm.8:1), estamos na Graça –
na Dispensação do Espírito Santo, leiamos: “Como não será de maior glória o
ministério do Espírito” (IICo.3:8). Lá em romanos nos fala de uma lei, a do
pecado e da morte (Rm.8:2), vejamos que lei é esta. “O qual nos fez também
capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da Letra (Lei), mas do
espírito; porque a letra (Lei) mata e o espírito vivifica. E, se o ministério
da morte, gravado em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel
não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto,
a qual era transitória, como não será maior glória o ministério do espírito?
Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em
glória o ministério da justiça. Porque também o que foi glorificado nesta parte
não foi glorificado, por causa desta excelente glória. Porque, se o que era
transitório foi para a glória, muito mais é em glória o que permanece”. Então,
de acordo com Paulo, qual era o ministério da morte? Paulo diz que era o
gravado nas tábuas dada a Moisés, ou seja, o Apóstolo mais consagrado da Bíblia
esta afirmando que a Lei dada no monte Sinai era o ministério da morte e transitório
(passageiro) . Isso não por que a Lei fosse má, mas pelo incapacidade humana de
observá-la naqueles moldes. Por isso nos é deixado claro que a Graça é outra
coisa, é a realidade da sombra. Vejamos: “Portanto ninguém vos julgue pelo
comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos
sábados (sabbaton, referindo-se ao sétimo dia), que são sombras das coisas
futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16-17). Aqui Paulo mostra que a Velha
aliança era apenas uma sombra e nessa realidade nos vemos o Decálogo
representado pelo quarto mandamento – E TUDO ISSO ERA SOMBRA DE UMA REALIDADE
BEM MAIS ELEVADA E ESPIRITUALIZADA.
9) - Como dizem por ai, que uma prática vale mais do que mil sermões. Como
pode Jesus dar exemplo da guarda sabática permitindo que todos vissem e lessem
que era o seu costume ir à sinagoga (Igreja) no sábado valorizando- o mais
ainda pela prática? Lucas 4:16.
Resposta: É certo que Jesus guardou o Sábado, pois se encontrava sob o
regime da Lei, pois nascera sob ela (Gl.4:4-6; Lc.2:21; Lc.2:22-24; Lc.2:41).
Como tal observou todos os preceitos da Lei, cumprindo-os para nos libertar do
mesmo (Mt.5:17-18, Rm.10:4).
10) - Se hoje imitar-nos o exemplo de Jesus da Guarda sabática (Lucas
4:16) é interpretado como sendo salvação pelas obras como você diz, o que dizer
então de 1º João 2:6; São João 10:25, que apela para que andemos como Ele
(Jesus) andou, e que façamos as mesmas obras que Ele fez?
Respostas: O amigo parece que não conhece o NT. O andar de Jesus é muito
superior ao da Lei. Veja o que o NT quer dizer quando fala de mandamentos:
disse Jesus – “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”; “Aquele que tem os
meus mandamentos” (João 14:15 e 21); “... relatando todas as coisas que Jesus
começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que, depois de haver dado
mandamentos por intermédio do Espírito Santo...” (At.1:1-2). Entendamos que os
discípulos sabiam muito bem o decálogo e todo o mais da Lei judaica, mas a
Bíblia diz que Jesus deu novos mandamentos, mandamentos estes que estão
implícitos em todo o NT para que por eles vivêssemos nesta Nova Aliança. A Nova
Aliança tem uma Lei própria – A LEI DE CRISTO OU A LEI DO ESPÍRITO (Rm. 8:2;
ICor.9:21; Gl.6:2; Rm.3:27). É por essa Lei e no cumprimento desses Mandamentos
que nós vivemos e exercemos a graça de sermos verdadeiros Cristãos. Outra
coisa, nós não precisávamos de um professor da Lei, mas de uma nova esperança!
Lembremos-nos da exortação paulina: “Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco... De Cristo vos
desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes” (Gl.
4:10-11; 5:4 – ARA).
11) - Se a mudança do dia de descanso aconteceu depois da ressurreição,
porque Paulo permitiu que relatassem que era seu costume ir a igreja aos
sábados seguindo o mesmo costume de Jesus? Atos 17:2; Lucas 4:16.
Resposta: É preciso ter presente que Paulo foi criado em todas as
observâncias da Lei (At. 22.3). O grande desejo do seu coração era ganhar os
judeus para Jesus (Rm. 9.3,4; 1 Co. 9.20-23). Com esse alvo de ganhar os judeus
para Cristo, Paulo circuncidou Timóteo, que era judeu, pois sua mãe era judia
(At. 16.3), diferente de Tito, que era grego e não circundou (Gl. 2.3). Desta
maneira Paulo evitou causar escândalo, uma vez que Timóteo estava socialmente
comprometido com a Lei e Tito socialmente não. Embora em I Co. 7.19 afirmasse
que a circuncisão é sem valor para o cristão. Observou a Festa de Pentecostes
(At. 20.16); raspou a cabeça (At. 18.18); fez ofertas da lei (At. 21.20, 26).
Entretanto, afirmou que o sábado semanal foi abolido na cruz (Cl. 2.16-17).
12)- Se Paulo ia a igreja aos sábados por causa dos Judeus, então porque
continuou a pregar aos demais povos não judeus somente nos dias de sábado? Atos
18:4,11; 16: 13.
Respostas: Paulo, na verdade, entrava nas sinagogas aos sábados para
pregar o evangelho aos judeus, porque, era só nesse dia que os encontrava para
ouvirem sua pregação.
13) - Se o dia do Senhor (sábado) não tivesse mais importância após a
ressurreição, porque Paulo usou o descanso semanal sabático para fazer um
paralelo do descanso da fé? Hebreus 4:9... 14) - Se para Paulo não havia
diferença de dia e dias como você sugere misturando os sábados anuais
(cerimoniais da lei de Moisés) e os semanais (Moral da lei de Deus) usando
Romanos 14, porque, ele, Paulo , incluiu o sábado dentro da graça, em sua
mensagem sobre justificação pela fé?
Resposta: É evidente que o repouso de que se trata aqui não é o do sétimo
dia literal, indicado no quarto mandamento e, sim, o repouso de uma vida de fé
em Deus. A idéia central do texto está em que Deus repousou depois de haver
criado o mundo e que os profetas falaram de antemão de outro dia (Sl 118.24;
95.7), em vez do sétimo dia semanal para comemorar, um repouso maior, que se
seguiria a uma obra maior, objetivando não apenas o corpo, mas todo o homem.
Josué nunca conseguiu guiar o povo a esse repouso, devido sua impossiblidade de
levar o povo de Israel à uma paz real com Deus. Jesus, havendo terminado sua
obra de redenção na cruz (Jo 19.30), alcançou a paz, a reconciliação. Na cruz
foi abolido o sábado semanal (Os. 2:11 combinado com Cl 2:16). Portanto, em
comemoração ao glorioso repouso, que se seguiu a uma obra maior de redenção,
resta guardar um descanso para o povo de Deus, esse descanso é a plena
confiança na consumação da obra de Cristo (Is 11.10 comparado com Mt 11.28-30).
Foi necessário esse argumento para mostrar aos judeus, que se gloriavam no seu
sábado semanal, que o cristão têm em Cristo a paz e o descanso com Deus.
15º - E se Jesus em sua morte tivesse mudado o sábado, porque sua mãe biológica
e outras mulheres que conviveram tantos anos com Ele ouvindo
seus ensinamentos, porque então mesmo depois de sua morte, guardaram o
sábado conforme o mandamento? Lucas 23:56.
Resposta: Deve-se ter presente que o Sábado em que as mulheres santas descansaram
foi antes da ressurreição de Jesus. Se o fato de ter Lucas relatado o evento
alguns anos mais tarde, não invalida o argumento, pois, estas mesmas mulheres
judias estavam observando a Festa de Pentecostes (At.1:14; 2:1). Uma festa
judaica, que nem os adventistas não observam. Um exemplo: Quando Pedro voltou
da casa de Cornélio foi repreendido pelos seus colegas por ter entrado em casa
de incircuncisos e ter comido com eles (At.11:3). Se os apóstolos ainda não
percebiam que a circuncisão não tinha nenhum valor (Gl.5:2), como esperar que
as mulheres viessem entender mais cedo que o Sábado era parte integrante do
Antigo Concerto anulado na Cruz? (Cl.2:14; IICor.3:6-14) . A propósito, a
revista da Escola Sabatina, de 1o trimestre de 1980, p.19, afirma: “O NT não dá
nenhuma indicação que se tenha pedido aos judeus que abandonassem imediatamente
a prática da circuncisão ou que ignorassem as festividades judaicas”. Aqui,
mais uma vez, vemos a malignidade dos Adventistas usando um texto fora do seu
contexto para prender os inocentes ao jugo da servidão.
16) - Se em sua concepção não há separação de dias, porque Deus
santificou (Separou), o 7º (Sábado) dos demais? Êxodo 2:3.
Resposta: Sou obrigado a responder-lhe com uma pergunta: Como pode algo
que é intrinsecamente moral e parte da natureza de Deus, como vocês dizem ser o
caso do sábado, precisar ser santificado? Veja com essa pergunta você reconhece
que o sábado não é moral e findamos a questão.
17) - Se Deus não se importa com o dia a ser dedicado a ele, porque então
disse que nos abençoaria e nos sustentaria se o observar-se nos não seguindo
nosso próprio caminho? Isaias 58:13,14.
Resposta: O texto não se aplica aos gentios, mas é dirigido aos judeus.
Tanto é assim que se fala em: a) casa de Jacó (v. 1); b) nação (v .2) e assim
sucessivamente. No Antigo Concerto, Deus freqüentemente exortava o povo de
Israel sobre os preceitos então vigentes, que abrangiam os 613 mandamentos do
Livro da Lei.
18) - Se qualquer dia serve, porque João relatou que era o dia do Senhor
quando fora arrebatado em visão? Apoc. 1:10.
Resposta: O NT fala de um dia chamado “O Dia Do Senhor” (Ap.1:10). “Dia
do Senhor” está expresso no caso dativo: “té kyriaké hémerà. Não existe base
válida para que se questione se se trata de fato do Domingo. ATÉ HOJE ESSA É A
EXPRESSÃO REGULAR PARA “DOMINGO” NO GREGO MODERNO.
19) - Se os mandamentos antes de Cristo foram mudados, como interpretar
III João versos 4-6 - que aconselha que guardemos os mesmos mandamentos que desde o principio tivemos?
Resposta: Os adventistas estão errados em admitir que sempre que se fala
de mandamentos no NT o entendimento que se deva ter é que se refiram aos 10
mandamentos. O mandamento “desde o princípio é: que nos amemos uns aos outros”
tem a ver com a caminhada cristã – isso não prova que se refere ao decálogo.
20º - Prof. João Flávio, vive distorcendo o que escrevemos para dar um
sentido a salvação pelas obras, coisas que não cremos de forma alguma. Cremos
absolutamente que a salvação é um dom imerecido, e que não depende das obras
para sermos salvos. Mas as obras devem
ser notórias na vida no cristão caso queira ele permanecer salvo. Se você
discorda até mesmo deste ponto teológico equilibrado, então como nos explicaria
os ensinamentos bíblico de Tiago que e Paulo que afirmam que a fé sem as obras
não tem valor? Tiago 2:17,18.
Resposta: A palavra lei significa toda a lei de Moisés, isto é, o
Pentateuco. Como prova, lemos que Tiago está reprovando o pecado de fazer
acepção de pessoas, que é a transgressão da lei: Amarás o teu próximo como a ti
mesmo. Este mandamento, que se encontra em Lv 19.18, faz parte da lei,
inclusive da suposta lei cerimonial, divisão fictícia feita pelos Adventistas,
dado que o livro de Levítico foi escrito por Moisés e colocado ao lado da arca
e não dentro dela. O trecho citado, menciona dois mandamentos do decálogo e, se
dois mandamentos implicam nos dez, também a citação de um mandamento fora do
decálogo implica na obrigação de guardar toda a Lei. A Lei da liberdade de que
fala o v. 12 é a Lei de Cristo (Gl 6.2) e que constitui o ensino do próprio
Cristo (Jo 12.48; Mt 28.19). Jesus nunca mandou guardar o sábado, mas dá
repouso a todos que se refugiam Nele (Mt 11.30).
É isso... Prof. João Flávio
Martinez
Um comentário:
Quem foi esse que entupiu o tal de dr. flavio, e pq OS ADVENTISTAS incomodam tanto às outras denominações?
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