As trinta razões por que não
guardo o Sábado mencionadas aqui, não são as únicas, todavia penso que são suficientes
para demonstrar cabalmente que nenhum ser humano, seja gentio ou judeu, uma vez
convertido a Cristo, tem qualquer obrigatoriedade com a guarda do Sábado, visto
ser ele um preceito da lei de Moisés, a qual consistia em um concerto entre o
Senhor e Israel comente. Todavia, como Jesus colocou o Velho Concerto de lado
ao cumprí-lo totalmente, e ao estabelecer um Novo Concerto, hoje, nem mesmo o
judeu tem qualquer compromisso com a guarda do Sábado, uma vez estando em
Cristo Jesus.
Sugiro ao prezado leitor uma leitura sem prevenção doutrinária, e com
honestidade e humildade no exame dos textos citados, pedindo a direção do
Espírito Santo na interpretação dos mesmo.
Pr Amilton Justus
PRIMEIRA RAZÃO
O SÁBADO FAZ PARTE DE UM CONCERTO OU PACTO ENTRE DEUS E O POVO
ISRAELITA E NINGUÉM MAIS.
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de
Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal
entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que
vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele
que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra,
aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém
o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do
sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os
filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre
mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o
SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. (Êxodo
31:12-17)
(Obs [minha, de Miguel Ângelo]: Deus menciona a morte para todo aquele
que profanar o Sábado e isto faz parte da ordem de Deus para o pleno
cumprimento da lei do Sábado. Será que os Adventistas estão dispostos a
"exterminam do meio do povo" quem profana o Sábado para o pleno
cumprimento da Lei? Ver Gálatas 3:10)
SEGUNDA RAZÃO
ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O
SÁBADO.
A ÚNICA Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida
em Gênesis 2:16-17:
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim
comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não
comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o
qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus,
nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a
"Lei de Moisés", coo algo necessário para se obter a salvação,
conforme registardo em Gálatas 3:8.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os
gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão
benditas em ti.
TERCEIRA RAZÃO
O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ
TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.
Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos
dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.
(Deut. 5:27)
Antes por amor deles me lembrarei da aliança com os seus antepassados,
que tirei da terra do Egito perante os olhos dos gentios, para lhes ser por
Deus. Eu sou o SENHOR. Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o
SENHOR entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés.
(Lev. 26:45, 46)
QUARTA RAZÃO
O SÁBADO CONSTA DO DECÁLOGO E ESTA NÃO É A PARTE MAIS IMPORTANTE DA LEI
DE DEUS.
E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor
teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu
pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a
este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem
toda a lei e os profetas. (Mateus 22:35-40)
Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não
sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do
sábado é Senhor. (Mateus 12:7-8)
Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua
alma, e de todas as tuas forças. (Deuteronômio 6:5)
Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão
que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e
sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma
(Deuteronômio 10:12)
QUINTA RAZÃO
A PALAVRA "LEI" EM NENHUMA DAS 400 VEZES QUE OCORRE NA BÍBLIA
SE REFERE SOMENTE AO DECÁLOGO, ONDE ENCONTRAMOS A GUARDA DO SÁBADO.
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que
consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo
a paz (Efésios 2:15)
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual
de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na
cruz. (Colossenses 2:14)
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos
discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que
seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos 15:10
– 11)
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e
inutilidade (Hebreus 7:18)
SEXTA RAZÃO
O SÁBADO NÃO É UMA INSTITUIÇÃO PERPÉTUA, COMO A LEI NÃO É.
Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em
glória o que permanece. (II Cor. 3:11)
Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por
Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a
invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já
não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que
viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos
anjos na mão de um medianeiro. Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é
um. Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se
fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido
pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa
pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse,
estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de
manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo,
para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não
estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo
Jesus. (Gal. 3:17-26)
SÉTIMA RAZÃO
DEUS ABORRECE O SÁBADO, PORQUE ENVOLVE UM PRECEITO CERIMONIAL CARENTE
DA VERDADEIRA FÉ.
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e
as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar
iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas
solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as
sofrer. (Isaías 1:13-14)
O SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na
indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. (Lamentações
de Jeremias 2:6b)
E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e
os seus sábados, e todas as suas festividades. (Oséias 2:11)
OITAVA RAZÃO
O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE ABOLIDA POR CRISTO.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e,
derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a
inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para
criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz (Efésios 2:14-15)
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual
de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na
cruz. (Colossenses 2:14)
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e
inutilidade (Hebreus 7:18)
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado
velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o
primeiro, para estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)
O que está evidente nos textos acima citados ? Ao cumprir Cristo a Lei,
esta foi por ele:
Desfeita
Riscada
Tirada de nosso meio
Cravada na Cruz
Ab-rogada
Acabada por envelhecer
Tirada para dar lugar à graça
Por que alguns procuram complicar uma coisa que é tão simples ? Cabe
aqui a advertência de Paulo ergistrada em II Coríntios 11:3 "Mas temo que,
assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de
alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que
há em Cristo."
A complicação com as coisas simples do Evangelho geram confusão
doutrinária, e esta conduz à heresia; daí surgirem aqueles que dizem que, para
ser salvo, o homem tem que guardar o Sábado, e que, quem guarda o Domingo tem o
sinal da besta.
Jesus Cristo , o único que cumpriu realmente a lei, "cravando-a na
cruz", recusou-se a guardar o Sábado do fariseu. Ressuscitou no Domingo,
primeiro dia da semana, e sua igreja tomou esse dia como seu dia de descanso. E
Jesus Cristo não proibiu essa inovação, nem chamou de bestas os primeiros
cristãos que começaram a guardar o Domingo como seu dia de repouso e culto.
Besta é o homem que troca o amor e a graça pelos rigores da lei – que só
condena...
NONA RAZÃO
ESTAMOS EM UM NOVO CONCERTO, O DA GRAÇA.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é
mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar
para a segunda. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o
Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova
aliança, Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei
pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha
aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que
depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas
leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por
Deus, E eles me serão por povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada
um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o
menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas
iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se
envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:6-13)
Mais importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o
Senhor, cheio de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição
para se viver nele, em novidade e santidade de vida.
DÉCIMA RAZÃO
NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA
GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.
Mandamento
Antigo Testamento
Novo Testamento
1.º
Êxodo 20:2-3
I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31
2.º
Êxodo 20:5,6
I João 5:21
3.º
Êxodo 20:7
Tiago 5:12
4.º
Êxodo 20:8-11
? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
5.º
Êxodo 20:12
Efésios 6:1-3
6.º
Êxodo 20:13
Romanos 13:9
7.º
Êxodo 20:14
I Coríntios 6:9-10
8.º
Êxodo 20:15
Efésios 4:28
9.º
Êxodo 20:16
Colossenses 3:9;Tiago 4:11
10.º
Êxodo 20:17
Efésios 5:3
Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que
ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez
quebrado, traga condenação da parte do Senhor.
DÉCIMA-PRIMEIRA
JESUS CRISTO, O MEDIADOR DO NOVO CONCERTO, E NOSSO SALVADOR, NUNCA
ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.
Se fosse para o cristão guardar o Sábado, como alguns afirmam, por que
será que Jesus não o ordenou ? Teria ele cometido tamanha lapso de memória ?
Que tipo de Mestre seria esse que iria exigir de seus discípulos a guarda de um
preceito, sem nunca tê-lo ensinado ? Ridículo, não acha ? Um simples homem
poderia esquecer, todavia ficaria sem moral para exigir cumprimento por parte
dos seus seguidores. Todavia, Jesus não esqueceu, porque jamais teve intenção
de ensiná-lo. Jesus não foi, nem é algum tolo, como alguns o querem fazer. Ele
é o Filho de Deus que tudo sabe (João 2:25)
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo,
porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha
até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais
procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que
Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:16-18)
DÉCIMA-SEGUNDA RAZÃO
O MINISTÉRIO DA LEI (O SÁBADO TAMBÉM) FINDOU COM O MINISTÉRIO DE JOÃO
BATISTA.
A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino
de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. (Lucas 16:16)
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. (Mateus 11:13)
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus
Cristo. (João 1:17)
DÉCIMA-TERCEIRA RAZÃO
A GUARDA DO SÁBADO NÃO JUSTIFICA NINGUÉM, PORQUE A LEI NÃO FOI DADA
PARA JUSTIFICAR, MAS PARA REVELAR AO HOMEM O SEU PECADO.
Em geral, quem guarda o Sábado o faz procurando alcançar favor de Deus,
procurando melhorar sua situação diante de Deus. Dizem que quem não guarda o
Sábado não poderá ser salvo. Todavia isso é um absurdo, porque a lei do Sábado
é preceito da lei, e não foi dada com o objetivo de justificar ninguém. A
finalidade da lei é mostrar ao homem o seu pecado e então levá-lo até Jesus
Cristo, para que, a pessoa aceitando o sacrifício de Jesus Cristo pela fé,
receba então, o perdão e a justificação de seus pecados.
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até
que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos
anjos na mão de um medianeiro. Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é
um. Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se
fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido
pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa
pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse,
estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de
manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo,
para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não
estamos debaixo de aio. (Gálatas 3:19-25)
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos
e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para
os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os
sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros,
e para o que for contrário à sã doutrina (I Timóteo 1:9-10)
DÉCIMA-QUARTA RAZÃO
GUARDAR O SÁBADO, PARA O CRISTÃO, É INCORRER EM UM GRAVE PECADO CHAMADO
– ADULTÉRIO ESPIRITUAL.
NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei
tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está
sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o
marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada
adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e
assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós
estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro,
daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
(Romanos 7:1-4)
DÉCIMA-QUINTA RAZÃO
EM NENHUM LUGAR DO NOVO TESTAMENTO O ESPÍRITO SANTO DÁ SEU PARECER
FAVORÁVEL À GUARDA DO SÁBADO.
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais
encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas
sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição,
das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15:28-29)
Se fosse questão de perdição ou salvação a guarda do Sábado, Jesus
Cristo e o Espírito Santo no-lo teriam dito, com muitas ênfases. Mas essa
ênfase só existe na cabeça legalista dos judaizantes sabatistas.
DÉCIMA-SEXTA RAZÃO
OS GRANDES ACONTECIMENTOS DO CRISTIANISMO NÃO SE DERAM NO SÁBADO, MAS
NO DOMINGO.
Ressureição de Jesus: João 20:1; Marcos 16:9-11
Jesus apareceu a 10 discípulos (João 20-19)
Jesus apareceu a 11 discípulos (João 20-26)
Jesus apareceu a vários outros discípulos (Mateus 28:1-10; Lucas
24:13-35; João 20:11)
Cumprimento da Vinda do Espírito Santo no dia de Petencostes (Levítico
23:16; Atos 2:1-13)
Primeira pregação do Apóstolo Pedro (Atos 2:14)
Três mil conversões (Atos 2:41)
Primeira administração de um batismo em Nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo (Atos 2:41)
Jesus apareceu ao Apóstolo João na Ilha de Patmos (Apocalipse 1:10)
DÉCIMA-SÉTIMA RAZÃO
A IGREJA PRIMITIVA GUARDAVA O DOMINGO E NÃO O SÁBADO.
E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco
dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias. E no primeiro dia
da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de
partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à
meia-noite. (Atos 20:6-7)
ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o
mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de
vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que
não se façam as coletas quando eu chegar. (I Corintíos 16:1-2)
DÉCIMA-OITAVA RAZÃO
TODOS OS QUE GUARDAM O SÁBADO (LEI), COMO MEIO DE JUSTIFICAÇÃO, OU
CAÍRAM DA GRAÇA OU NUNCA ENTRARAM NELA. ESTÃO SEPARADOS DE CRISTO.
ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não
torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo
que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo
protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar
toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da
graça tendes caído. (Gálatas 5:1-4)
DÉCIMA-NONA RAZÃO
PAULO CHAMA A GUARDA DO SÁBADO DE RUDIMENTO FRACO E POBRE.
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus,
como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo
quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que
não haja trabalhado em vão para convosco. (Gálatas 4:9-11)
VIGÉSIMA RAZÃO
NENHUM APÓSTOLO, EM NENHUM LUGAR DO NOVO TESTAMENTO, RECOMENDA OU
ORDENA A GUARDA DO SÁBADO.
Os apóstolos foram guiados pelo Espírito, que ´eo Deus da verdade e não
da confusão.
Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de
falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. 20
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
(Mateus 10:19-20)
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras
línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2:4)
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e
vós, anciãos de Israel, (Atos 4:8)
Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado
não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas
pela revelação de Jesus Cristo. (Gálatas 1:11-12)
VIGÉSIMA-PRIMEIRA RAZÃO
NAS RESOLUÇÕES TOMADAS PELA IGREJA NO CONCÍLIO DE JERUSALÉM, NADA
CONSTA SOBRE A NECESSIDADE DA GUARDA DO SÁBADO.
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais
encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas
sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição,
das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15:28-29)
VIGÉSIMA-SEGUNDA RAZÃO
O APÓSTOLO PAULO ERA APÓSTOLO DOS GENTIOS, E EMBORA TENHA DITO QUE TUDO
DE PROVEITOSO ELE ENSINOU, E QUE ENSINOU TODO O CONSELHO DE DEUS, NADA ENSINOU
ACERCA DA NECESSIDADE DA GUARDA DO SÁBADO.
E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o
primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio
de vós, Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e
tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; Como nada, que útil
seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,
Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em
nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de
todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. (Atos
20:18-21, 26, 27)
A obsessão do sabatismo é tão sem base e inútil como o legalismo mortal
dos judeus, que condenaram o próprio Filho de Deus, por salvar, curar e
libertar no Sábado (João 5). Sobre isso Paulo Diz: "A letra mata, mas o
espírito vivifica" (II Coríntios 3:6)
VIGÉSIMA-TERCEIRA RAZÃO
GUARDAR O SÁBADO, POR SER PRECEITO DA LEI, E PROCURAR IMPOR SUA
OBSERVÂNCIA SOBRE OUTROS, É O MESMO QUE TENTAR A DEUS.
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos
discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que
seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos
15:10,11)
Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para
tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu
marido, e também te levarão a ti. (Atos 5:9)
Pôr a lei con denatória na frente da graça salvadora é por Moisés à
frente de Jesus...É inutilizar o feito libertador e salvador do Deus amoroso,
gracioso e bom. É por a lei na frente do sangue de Jesus Cristo, que já a
cumpriu, para colocar o testamento da graça. Contrariar o plano de Deus é
tentar a Deus e chamar sua ira...
VIGÉSIMA-QUARTA RAZÃO
OS APÓSTOLOS, COLUNAS DA IGREJA, PEDRO, TIAGO E JOÃO, E TAMBÉM PAULO,
DOUTOR DOS GENTIOS, NÃO GUARDAVAM O SÁBADO (LEI); PELO CONTRÁRIO, FORAM DUROS E
RIGOROSOS NO COMBATE ÀS DOUTRINAS SABATISTAS.
ENTÃO alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se
não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo
tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se
que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos
e aos anciãos, sobre aquela questão.
E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos
apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com
eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram,
dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de
Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este
assunto. E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens
irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os
gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. E Deus, que
conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim
como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os
seus corações pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a
cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas
cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
(Atos 15:1,2,4-11)
ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não
torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo
que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo
protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar
toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da
graça tendes caído. (Gálatas 5:1-4)
Se homens de Deus, considerados colunas da Igreja, não guardaram o
Sábado, por não receberem tal preceito de Jesus e do Espírito Santo, por que
nós deveríamos guardá-lo ?
Somos salvos pela fé em Jesus Cristo e não pela lei de Moisés. Nosso
coração é "purificado pela fé" , e não por "usos de
Moisés". Trocar a graça libertadora de Deus pelo jugo de Moisés é
simplesmente andar para trás, andar ao contrário, e "tentar a Deus",
na tese dos apóstolos.
VIGÉSIMA-QUINTA RAZÃO
PAULO DIZ QUE NINGUE´M DEVE JULGAR ALGUÉM QUE NÃO GUARDA O SÁBADO,
OPRQUE TODOS OS DIAS SÃO IGUAIS.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa
dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas
futuras, mas o corpo é de Cristo. (Colossenses 2:16, 17)
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está
em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz
diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja
inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o
Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come,
para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR
não come, e dá graças a Deus. (Romanos 14:4-6)
VIGÉSIMA-SEXTA RAZÃO
O SÁBADO, A LUA, OS DIAS DE FESTAS E OUTROS CERIMONIAIS DA LEI, SÃO
MERAS SOMBRAS DOS BENS FUTUROS.
O Sábado, que quer dizer "descanso" , é uma sombra de Cristo,
por que Jesus Cristo é o verdadeiro descanso para a alma, segundo Mateus
11:28-30 e Isaías 32:2. Jesus é a luz do mundo. A sombra desapareceu porque a
Luz chegou. (Eclesiastes 7:8)
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa
dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas
futuras, mas o corpo é de Cristo. (Colossenses 2:16-17)
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e
encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos
serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos
justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
(Gálatas 3:23-25)
Melhor que Ter o Sábado do Senhor, é Ter o Senhor do Sábado...
VIGÉSIMA-SÉTIMA RAZÃO
O SÁBADO É UM SINAL ENTRE DEUS E ISRAEL. NÃO É NEM PODE SER UNIVERSAL.
Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis
meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações;
para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas
gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal
para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo
dia descansou, e restaurou-se. (Êxodo 31:13,16,17)
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos
discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que
seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos
15:10-11)
Israel-Nação podia guardar o Sábado porque, sendo um país pequeno, tem
em todos os lugares o mesmo fuso horário, em todo o país a hora é sempre a
mesma. Porém não é o mesmo caso do mundo todo, onde são observados horários
diferentes.
Oa adventistas não podem observar todos o mesmo período de tempo na
guarda do Sábado, devido aos fusos horários. Por exemplo: Os adventistas da
Califórnia trabalham três horas no Sábado dos adventistas de Nova Iorque. Os
sabatistas da Costa Rica começam a guardar o Sábado 12 horas depois dos
sabatistas chineses. O Sábado na austrália começa 18 horas antes do Sábado da
Califórnia.
Como os sabatistas vão saber que estão guardando o dia de descanso da
Criação, se a data desse período não pode ser precisada e se os calendários
históricos mudaram em sem-número de vezes ?
Nas regiões polares, de acordo com a época do ano, o dia dura vários
meses.
É por isso que é bom adar dentro da Bíblia, com honestidae e segundo a
orientação do Espírito, e não dos homens.
VIGÉSIMA-OITAVA RAZÃO
DURANTE SUA VIDA NA TERRA, JESUS ESCOLHEU O SÁBADO COMO DIA DE
TRABALHO.
Foi no Sábado que Jesus fez as seguintes obras, segundo relato das
Escrituras:
A libertação do endemonhiado (Lucas 4:31-37)
A cura da sogra de Pedro (Lucas 4:38-39)
A cura do homem da mão mirrada (Lucas 6:6-11)
A cura da sogra da mulher paralítica (Lucas 13:10-17)
A cura de um hidrópico (Lucas 14:1-6)
A cura do paralítico de Betesda (João 5:5-16): (Jesus não só curtou
como mandou o homem carregar a sua cama, provocando protestos)
A cura de um cego de nasceça (João 9:1-41)
A pregação aos espíritos em prisão (I Pedro 3:18-20, 4:6)
Jesus fez questão de trabalhar muito no Sábado, para ensinar a aliança
da graça aos judeus. Ele fez questão de contrapor-se ao legalismo fanático dos
judeus, satirizando-o...
VIGÉSIMA-NONA RAZÃO
PROCURAR GUARDAR O SÁBADO É O MESMO QUE TENTAR GUARDAR A LEI DE MOISÉS,
PORQUE É ELE PRECEITO UNICAMENTE MOSAICO, E QUEM PROCURA JUSTIFICAR-SE PELA
OBSERVÂNCIA DA LEI ESTÁ:
Tornando sem valor a morte de Cristo (Gálatas 2:21)
Vivendo na carne e não no Espírito (Gálatas 3:2,3)
Colocando-se debaixo da maldição (Gálatas 3:10)
Metendo-se debaixo de jugo (Gálatas 5:1; Atos 15:10)
Separando-se de Cristo e caindo da Graça de Deus (Gálatas 5:4)
Passando para outro evangelho (Gálatas 1:6-9)
Pondo-se debaixo do ministério da morte e da condenação (II Coríntios
3:7-9)
TRIGÉSIMA RAZÃO
O SÁBADO DO DECÁLOGO TEM UMA PARTE MORAL E ETERNA, E UMA OUTRA
CERIMONIAL E TRANSITÓRIA.
A parte moral: Um dia em sete.
A parte cerimonial: Um dia fixo de descanso.
O aspecto cerimonial, isto é, o dia fixo de descanso, é mutável. Jesus
mostrou isso (Mateus 12:5; João 7:21-23).
Guardamos o Domingo porque é o dia do Senhor Jesus Cristo, isto é,
poruqe Jesus Cristo, completada sua obra redentora, nele "descansou",
quando ressuscitou dos mortos e assentou-se à destra da Majestade, nas
alturas...
CONCLUSÃO
Outras razões teríamos para colocar neste opúsculo, porém, achamos que
trinta é um número mais do que suficiente para explicar nossas convicções, as
quais estão totalmente em harmonia com os ensinos bíblicos e devem levar o
leitor honesto a entender por que o cristão não tem necessidade de guardar o
Sábado para justificar-se diante de Deus.
Ficou bem claro que o crente é salvo tão-somente pela graça de Deus,
mediante a fé no sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo, feito uma só vez,
perfeito para sempre.
Óbvio está também que a lei é boa e o mandamento santo, justo e bom.
Todavia não foi a lei dada para justificar, senão para mostrar ao homem os seus
pecados, e para conduzí-lo ao Senhor Jesus.
A lei usada sabiamente leva o homem a Cristo e, consequentemente, à
salvação de sua alma. Porém usada erradamente leva o ser humano À confusão, à
heresia e à perdição de sua alma.
Tomemos cuidado com o uso que fazemos da lei de Moisés. Sejamos
humildes e sinceros neste campo, pois, do contrário, nós mesmos seremos os mais
prejudicados. Que assim Deus nos ajude e nos dirija para não nos desviarmos da
simplicidade e pureza do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
APELO COM AMOR
Não poderíamos terminar estas considerações sem fazer, em Nome de Jesus
Cristo, um apelo honesto, sincero e com amor àqueles que estão ainda debaixo do
jugo da lei, tentando guardar o sábado para se fazerem melhores aos olhos de
Deus. O apelo é no sentido de que deixem o Espírito Santo abrir seus olhos para
a verdade da Palavra de Deus, mediante a fé no sacrifício de Cristo, e ao mesmo
tempo, deixem de incomodar os que querem viver debaixo da graça de Deus.
Prezado amigo leitor, se você ainda não conseguiu a certeza de sua
salvação, é porque você não aceitou o Senhor Jesus como Salvador e Senhor da
sua vida, ou é porque você não está confiando em suas gloriosas promessas.;
Volte a ler esta mensagem, meditando com seriedade em todo o seu
conteúdo, porque Deus quer lhe dar essa bendita certeza, que é a coisa mais
bela e confortadora que existe no Evangelho de Cristo.
Deus o abençoe ricamente.
Resumo do Livro
TRINTA RAZÕES POR QUE NÃO GUARDO O SÁBADO
Pr Amilton Justos
Pr Amilton Justos
Um comentário:
Não sou fã de fazer isso, mas deixo aqui algumas indagações que me surgem quando leio artigos como este:
Se a todas as leis foram abolidas, como é frisado, então posso adorar outros deuses? Tomar o nome do Senhor em vão? Fazer imagens de escultura? Desobedecer ao pais? Matar? Roubar? Adulterar? Cobiçar?
Explique-me o que não consigo conciliar em minha mente: "toda a lei" que "foi abolida" foi só o sábado?
Aguardo resposta sincera.
Obrigado
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